Escalas o Metodo Prático
Método fácil e rápido para montar suas escalas, como a escala maior, menor , menor melódica e menor harmônica.
enviado por: Jonas Costa
E aí galera aqui eu postarei um método fácil e rápido para montar suas escalas, como a escala maior, menor, menor melodica e menor harmonica.
Baseado nesses conceitos nós iremos também aprender a teoria dos modos, porém vamos aprender a harmonizar a escala maior em tercas para poder aplicar os modos a nossas melodias.
Tudo organizado da seguinte forma:
1º Tom e Semi Tom
2º Intervalos
3º Escala Maior
4º Escala Menor
5º Menor Melódica
6º Menor Harmonica
7º Harmonizando em tercas
8º Teoria dos modos
***************************
Tom e Semi-Tom
O que é?
Na guitarra no nosso caso, quando passamos, por exemplo, da casa 1 para a casa 2, a distancia percorrida foi de 1/2 tom (meio tom) ou Semi-tom, essa distancia é padrao para instrumentos de corda (com braco).
Por tanto se percorremos da casa 1 para a casa 3 temos 1Tom de distancia.
Observe a formacao da escala cromatica ou semi-tonada!
C C# D D# E F F# G G# A A# B
(nao coloquei os bemois pois nao se faz necessario por enquanto)
De C para C# temos um semi-tom de distancia, já de C para D temos um Tom de distancia!
Guardem bem esta escala se possivel decore-a, agora podemos partir para a proxima etapa os intervalos!!!
*****************************************************
Intervalos:
O intervalo é a distancia entre duas notas abaixo eu coloquei um quadro que voce deve ter como biblia!!!
Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom
Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom
Terca menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio
Terca maior --------------------------------------------> 2 Tons
Quarta perfeita ou justa ------------------------------> 2 1/2 tons
Quarta aumentada ou quinta diminuta---------------> 3 tons
Quinta perfeita ou justa ------------------------------> 3 1/2 tons
Quinta aumentada ou sexta menor------------------> 4 tons
Sexta maior ou Sétima diminuta---------------------> 4 1/2 tons
Sétima menor------------------------------------------> 5 tons
Sétima maior-------------------------------------------> 5 1/2 tons
Oitava---------------------------------------------------> 6 tons
Abreviaturas:
M----------->Maior
m---------->Menor
J----------->Justa
º----------->Diminuta ou (dim)
Aum------->Aumentada
******************************************************
Escala Maior:
Para formar a escala maior usaremos uma formula que é a seguinte a partir da tonica!
Tom-Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton esta é a formula da escala maior!
Vamos compor a escala de C (dó maior):
° Para facilitar a formacao das escalas vamos colocar aqui a escala cromatica:
C C# D D# E F F# G G# A A# B
Tendo a tonica como C conta-se 1 tom e se tem D (lembram que a escala acima de C para C# temos um semiton entao para 1 Tom teremos C C# D)
Entao vamos lá:
Tonica+Tom+Tom+Semitom+Tom+Tom+Tom+Semitom
C D E F G A B C
Confira:
C + 1Tom = D
D+ 1 Tom= E
E + 1/2 tom=F
F + 1 tom= G
G+ 1 tom= A
A+ 1 Tom=B
B+ 1/2 tom=C
Pronto voce formou a escala maior de C agora aplicando essa metodologia que a principio pode parecer complexa voce poderá formular todas as 12 escalas maiores!!!
******************************************************
Escala Menor:
Um assunto que nao se fazia necessario no ultimo post eram os graus.
° As escalas tambem sao identificadas por uma sequencia de numerais romanos, correspondentes ao grau da escala! Apliquemos este conceito a escala de C (dó maior).
I=C
II=D
III=E
IV=F
V=G
VI=A
VII=B
VIII=C
Partindo desse principio podemos formar uma escala menor sabe como?
ESCALAS RELATIVAS MENORES
Toda escala menor é derivada de uma maior. Mas como eu aplico esse metodo? Simples siga os passos a seguir:
Tendo a escala de C (dó maior):
C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)
Repete-se a partir do VI grau e obtem-se a relativa menor que seria Am(lá menor):
A-B-C-D-E-F-G esta é a escala menor relativa de C(dó maior) ou Escala de Am(Lá menor)
Entaum tendo formulado todas as doze escalas maiores voce tem a partir do VI grau de cada escala sua relativa menor!!!!
******************************************************
Menor Melódica:
Simples e rapido a escala menor melodica é identica a escala maior, trocando-se apenas o III grau no caso de C seria E pelo IIIb terceiro grau bemolizado seria Eb entao a escala menor melodica de C seria:
C - D - Eb - F - G - A - B - C
******************************************************
Menor Harmonica
Esta tambem é uma derivada, só que da escala Menor Melodica, apenas trocando-se seu VI por VIb ao qual ficaria assim:
C - D - Eb - F - G - Ab - B - C
******************************************************
Harmonizando em Terças:
Bom vamos Harmonizar uma escalinha bem conhecida do pessoal neh? a de C(dó maior-Dinovuuuu!!!)
Entao Temos : C D E F G A B C
1-Pagamos a tonica e pulamos uma nota ou seja: ( C pula-se o D temos E)
Fassa isso com todas as notas da escala e teremos:
C-E
D-F
E-G
F-A
G-B
A-C
B-D
2-Fassa a mesma coisa só que desta vez com a nota que voce obteve anterior mente (C pulei D tive E ok? E pulei F tive G) entao teremos:
C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C
A-C-E
B-D-F
Pronto agora uma tacada de mestre ein?!!!
Voce tem os seguintes acordes formados:
C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)
Pronto voce criou nada mais nada menos que um campo harmonico de C (dó maior) entao quando voce for improvisar qual escala vc vai utilizar?
Lógico que a escala que deu origem aos acordes C (dó maior)!!!!
A e voce acabou de harmonizar em tercas porém temos outros tipos de harmonizacao como a harmonia quartal!!!!
******************************************************
Modos:
Os modos são novas escalas derivadas tambem de uma escala maior, ai voce me pergunta entao Am seria um modo, na teoria sim ela seria um modo mas nao nos referimos a ela deste modo por alguns conceitos aos quais eu nao teria como explicar aqui pra voces!!!
Mas vamos ao que interessa! Os modos...
Temos a escala de C (dó maior) dinovu ai eu vou chorar!!!!huhheuheuhe
C - D - E - F - G - A - B - C
C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)
Como já vimos que seguindo a partir do VI (6º-grau) da escala maior teremos entao a sua relativa menor no caso de C seria Am.
Os, modos seguem a mesma linhagem acompanhe a tabela abaixo:
Seguindo a partir do I grau temos o modo Jônico(maior)
Seguindo a partir do II grau temos o modo Dórico(menor)
Seguindo a partir do III grau temos o modo Frígio(menor)
Seguindo a partir do IV grau temos o modo Lídio(maior)
Seguindo a partir do V grau temos o modo Mixolídio(maior)
Seguindo a partir do VI grau temos o modo Eólio(menor)
Seguindo a partir do VII grau temos o modo Lócrio(menor)
Entao a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
Dórico= D E F G A B C D
Frígio= E F G A B C D E
Lídio= F G A B C D E F
Mixolídio= G A B C D E F G
Eólio= A B C D E F G A
Lócrio= B C D E F G A B
Mas até ai nao muda nada pois só o que fizemos foi mudar a colocacao das notas!
Ai vem o golpe da rapoza véia as progressoes dos acordes que vao colorir suas frases. Mas relembrando a harmonizacao em tercas:
C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)
Temos entao uma familia de 7 acordes de 3 notas podemos formar um campo harmonicamente mais rico incorporando acordes com 7ª e 9ª, porem levaria um tempo até eu explicar como são formados os acordes de 4 e 5 notas entao use a busca!
Os acordes são:
C - Dm - Em - F - G - Am - B°
Grave ou pessa a alguem que toque repetidamente o acorde de C, e toque no modo Dórico (no caso de C seria a seguinte escala:D E F G A B C D) nao deu diferenca nenhuma neh? eu sei mais ai é que tá o modo dórico deriva do II grau da escala de Dó maior entao tente a mesma escala só que sobre um acorde de Dm melhorou ne! Sabe porque? Porque o modo Dórico deriva do segundo grau de Dó e o segundo acorde do campo harmonico de C seria justamente Dm, veja:
C(dó maior) (JONICO)
Dm(ré menor) (DORICO)
Em(mi menor) (FRIGIO)
F (fá maior) (LIDIO)
G (sol maior) (MIXOLIDIO)
Am(lá menor) (EOLIO)
B° ou Bdim (si diminuto) (LOCRIO)
Agora se debulhem criando escalas, campo harmonicos e improvisando!
******************************************************
Pra ficar fácil na formacao das escalas
A unica escala sem acidentes musicais (#sustenidos ou b bemois) é a escala de C (dó maior) por isso eu utilizei muito essa escala para uma melhor compreensão.
Então classificação seria assim:
C 0 sustenidos
G 1 sustenidos
D 2 sustenidos
A 3 sustenidos
E 4 sustenidos
B 5 sustenidos
F 6 sustenidos
E agora pra você aprender quais as notas levam os acidente por que até agora voce só sabe a quantidade de acidentes possui cada escala entao o primeiro acidente é em F segundo em C... veja a tabela abaixo:
1º F
2º C
3º G
4º D
5º A
6º E
Entao para exemplificar este conceito peguemos a escala de D por exemplo. A escala de D tem 2 sustenidos, como já vimos o 1º fica em F e o 2º em C entao teriamos:
D E F# G A B C#
******************************************************
Analize Harmônica
Vamos analizar uma musica do ABorto Elétrico "Que país é esse?"
Que País é Este?
Aborto Elétrico
Obs.: Essa versão não tem aquele solinho do que "pais é este" da Legião !!!!
1°)Esta musica está situada no tom de D : D E F# G A B C#
I=>D
II=>E
II=>F#
IV=>G
V=>A
VI=>B
VII=>C#
Tranportando para o campo harmonico de D Menor Harmonico teremos:
I=>D
II=>E
IIIb=>F
IV=>G
V=>A
VIb=>Bb
VII=>C#
Entao temos as notas da canção que se baseia numa progressão de I-VI-VIIb que será = (D Bb C) Esse riff está no campo harmônico de Dm Harmônico porém o tom está escrito em D (ré maior)!
*Aqui termina mais um tópico meu com meu msn prah vcs mandarem um email se ficarem com duvida ou se quiserem add, [email protected], falo ai galera.
Baseado nesses conceitos nós iremos também aprender a teoria dos modos, porém vamos aprender a harmonizar a escala maior em tercas para poder aplicar os modos a nossas melodias.
Tudo organizado da seguinte forma:
1º Tom e Semi Tom
2º Intervalos
3º Escala Maior
4º Escala Menor
5º Menor Melódica
6º Menor Harmonica
7º Harmonizando em tercas
8º Teoria dos modos
***************************
Tom e Semi-Tom
O que é?
Na guitarra no nosso caso, quando passamos, por exemplo, da casa 1 para a casa 2, a distancia percorrida foi de 1/2 tom (meio tom) ou Semi-tom, essa distancia é padrao para instrumentos de corda (com braco).
Por tanto se percorremos da casa 1 para a casa 3 temos 1Tom de distancia.
Observe a formacao da escala cromatica ou semi-tonada!
C C# D D# E F F# G G# A A# B
(nao coloquei os bemois pois nao se faz necessario por enquanto)
De C para C# temos um semi-tom de distancia, já de C para D temos um Tom de distancia!
Guardem bem esta escala se possivel decore-a, agora podemos partir para a proxima etapa os intervalos!!!
*****************************************************
Intervalos:
O intervalo é a distancia entre duas notas abaixo eu coloquei um quadro que voce deve ter como biblia!!!
Segunda menor----------------------------------------> 1/2 Tom
Segunda maior-----------------------------------------> 1Tom
Terca menor--------------------------------------------> 1 ton 1/2meio
Terca maior --------------------------------------------> 2 Tons
Quarta perfeita ou justa ------------------------------> 2 1/2 tons
Quarta aumentada ou quinta diminuta---------------> 3 tons
Quinta perfeita ou justa ------------------------------> 3 1/2 tons
Quinta aumentada ou sexta menor------------------> 4 tons
Sexta maior ou Sétima diminuta---------------------> 4 1/2 tons
Sétima menor------------------------------------------> 5 tons
Sétima maior-------------------------------------------> 5 1/2 tons
Oitava---------------------------------------------------> 6 tons
Abreviaturas:
M----------->Maior
m---------->Menor
J----------->Justa
º----------->Diminuta ou (dim)
Aum------->Aumentada
******************************************************
Escala Maior:
Para formar a escala maior usaremos uma formula que é a seguinte a partir da tonica!
Tom-Tom-Semiton-Tom-Tom-Tom-Semiton esta é a formula da escala maior!
Vamos compor a escala de C (dó maior):
° Para facilitar a formacao das escalas vamos colocar aqui a escala cromatica:
C C# D D# E F F# G G# A A# B
Tendo a tonica como C conta-se 1 tom e se tem D (lembram que a escala acima de C para C# temos um semiton entao para 1 Tom teremos C C# D)
Entao vamos lá:
Tonica+Tom+Tom+Semitom+Tom+Tom+Tom+Semitom
C D E F G A B C
Confira:
C + 1Tom = D
D+ 1 Tom= E
E + 1/2 tom=F
F + 1 tom= G
G+ 1 tom= A
A+ 1 Tom=B
B+ 1/2 tom=C
Pronto voce formou a escala maior de C agora aplicando essa metodologia que a principio pode parecer complexa voce poderá formular todas as 12 escalas maiores!!!
******************************************************
Escala Menor:
Um assunto que nao se fazia necessario no ultimo post eram os graus.
° As escalas tambem sao identificadas por uma sequencia de numerais romanos, correspondentes ao grau da escala! Apliquemos este conceito a escala de C (dó maior).
I=C
II=D
III=E
IV=F
V=G
VI=A
VII=B
VIII=C
Partindo desse principio podemos formar uma escala menor sabe como?
ESCALAS RELATIVAS MENORES
Toda escala menor é derivada de uma maior. Mas como eu aplico esse metodo? Simples siga os passos a seguir:
Tendo a escala de C (dó maior):
C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)
Repete-se a partir do VI grau e obtem-se a relativa menor que seria Am(lá menor):
A-B-C-D-E-F-G esta é a escala menor relativa de C(dó maior) ou Escala de Am(Lá menor)
Entaum tendo formulado todas as doze escalas maiores voce tem a partir do VI grau de cada escala sua relativa menor!!!!
******************************************************
Menor Melódica:
Simples e rapido a escala menor melodica é identica a escala maior, trocando-se apenas o III grau no caso de C seria E pelo IIIb terceiro grau bemolizado seria Eb entao a escala menor melodica de C seria:
C - D - Eb - F - G - A - B - C
******************************************************
Menor Harmonica
Esta tambem é uma derivada, só que da escala Menor Melodica, apenas trocando-se seu VI por VIb ao qual ficaria assim:
C - D - Eb - F - G - Ab - B - C
******************************************************
Harmonizando em Terças:
Bom vamos Harmonizar uma escalinha bem conhecida do pessoal neh? a de C(dó maior-Dinovuuuu!!!)
Entao Temos : C D E F G A B C
1-Pagamos a tonica e pulamos uma nota ou seja: ( C pula-se o D temos E)
Fassa isso com todas as notas da escala e teremos:
C-E
D-F
E-G
F-A
G-B
A-C
B-D
2-Fassa a mesma coisa só que desta vez com a nota que voce obteve anterior mente (C pulei D tive E ok? E pulei F tive G) entao teremos:
C-E-G
D-F-A
E-G-B
F-A-C
G-B-C
A-C-E
B-D-F
Pronto agora uma tacada de mestre ein?!!!
Voce tem os seguintes acordes formados:
C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)
Pronto voce criou nada mais nada menos que um campo harmonico de C (dó maior) entao quando voce for improvisar qual escala vc vai utilizar?
Lógico que a escala que deu origem aos acordes C (dó maior)!!!!
A e voce acabou de harmonizar em tercas porém temos outros tipos de harmonizacao como a harmonia quartal!!!!
******************************************************
Modos:
Os modos são novas escalas derivadas tambem de uma escala maior, ai voce me pergunta entao Am seria um modo, na teoria sim ela seria um modo mas nao nos referimos a ela deste modo por alguns conceitos aos quais eu nao teria como explicar aqui pra voces!!!
Mas vamos ao que interessa! Os modos...
Temos a escala de C (dó maior) dinovu ai eu vou chorar!!!!huhheuheuhe
C - D - E - F - G - A - B - C
C=> I (primeiro grau)
D=>II (segundo grau)
E=>III(terceiro grau)
F=>IV(quarto grau)
G=>V(quinto grau)
A=>VI(sexto grau)
B=>VII(setimo grau)
Como já vimos que seguindo a partir do VI (6º-grau) da escala maior teremos entao a sua relativa menor no caso de C seria Am.
Os, modos seguem a mesma linhagem acompanhe a tabela abaixo:
Seguindo a partir do I grau temos o modo Jônico(maior)
Seguindo a partir do II grau temos o modo Dórico(menor)
Seguindo a partir do III grau temos o modo Frígio(menor)
Seguindo a partir do IV grau temos o modo Lídio(maior)
Seguindo a partir do V grau temos o modo Mixolídio(maior)
Seguindo a partir do VI grau temos o modo Eólio(menor)
Seguindo a partir do VII grau temos o modo Lócrio(menor)
Entao a partir de C Jônico: (C D E F G A B C) temos os modos:
Dórico= D E F G A B C D
Frígio= E F G A B C D E
Lídio= F G A B C D E F
Mixolídio= G A B C D E F G
Eólio= A B C D E F G A
Lócrio= B C D E F G A B
Mas até ai nao muda nada pois só o que fizemos foi mudar a colocacao das notas!
Ai vem o golpe da rapoza véia as progressoes dos acordes que vao colorir suas frases. Mas relembrando a harmonizacao em tercas:
C-E-G=>C(dó maior)
D-F-A=>Dm(ré menor)
E-G-B=>Em(mi menor)
F-A-C=>F (fá maior)
G-B-C=>G (sol maior)
A-C-E=>Am(lá menor)
B-D-F=>B° ou Bdim (si diminuto)
Temos entao uma familia de 7 acordes de 3 notas podemos formar um campo harmonicamente mais rico incorporando acordes com 7ª e 9ª, porem levaria um tempo até eu explicar como são formados os acordes de 4 e 5 notas entao use a busca!
Os acordes são:
C - Dm - Em - F - G - Am - B°
Grave ou pessa a alguem que toque repetidamente o acorde de C, e toque no modo Dórico (no caso de C seria a seguinte escala:D E F G A B C D) nao deu diferenca nenhuma neh? eu sei mais ai é que tá o modo dórico deriva do II grau da escala de Dó maior entao tente a mesma escala só que sobre um acorde de Dm melhorou ne! Sabe porque? Porque o modo Dórico deriva do segundo grau de Dó e o segundo acorde do campo harmonico de C seria justamente Dm, veja:
C(dó maior) (JONICO)
Dm(ré menor) (DORICO)
Em(mi menor) (FRIGIO)
F (fá maior) (LIDIO)
G (sol maior) (MIXOLIDIO)
Am(lá menor) (EOLIO)
B° ou Bdim (si diminuto) (LOCRIO)
Agora se debulhem criando escalas, campo harmonicos e improvisando!
******************************************************
Pra ficar fácil na formacao das escalas
A unica escala sem acidentes musicais (#sustenidos ou b bemois) é a escala de C (dó maior) por isso eu utilizei muito essa escala para uma melhor compreensão.
Então classificação seria assim:
C 0 sustenidos
G 1 sustenidos
D 2 sustenidos
A 3 sustenidos
E 4 sustenidos
B 5 sustenidos
F 6 sustenidos
E agora pra você aprender quais as notas levam os acidente por que até agora voce só sabe a quantidade de acidentes possui cada escala entao o primeiro acidente é em F segundo em C... veja a tabela abaixo:
1º F
2º C
3º G
4º D
5º A
6º E
Entao para exemplificar este conceito peguemos a escala de D por exemplo. A escala de D tem 2 sustenidos, como já vimos o 1º fica em F e o 2º em C entao teriamos:
D E F# G A B C#
******************************************************
Analize Harmônica
Vamos analizar uma musica do ABorto Elétrico "Que país é esse?"
Que País é Este?
Aborto Elétrico
Obs.: Essa versão não tem aquele solinho do que "pais é este" da Legião !!!!
Tom: D
Introd.: (D5 Bb5 C5)
(D5 Bb5 C5)
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituicão
Mas todos acreditam no futuro da nação
(D5 Bb5 C5)
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
D5 | Bb5 | C5 |
1°)Esta musica está situada no tom de D : D E F# G A B C#
I=>D
II=>E
II=>F#
IV=>G
V=>A
VI=>B
VII=>C#
Tranportando para o campo harmonico de D Menor Harmonico teremos:
I=>D
II=>E
IIIb=>F
IV=>G
V=>A
VIb=>Bb
VII=>C#
Entao temos as notas da canção que se baseia numa progressão de I-VI-VIIb que será = (D Bb C) Esse riff está no campo harmônico de Dm Harmônico porém o tom está escrito em D (ré maior)!
*Aqui termina mais um tópico meu com meu msn prah vcs mandarem um email se ficarem com duvida ou se quiserem add, [email protected], falo ai galera.