Violão

Usar ou não a palheta?

As opções de fabricantes e modelos que temos para oferecer são aquelas que, certamente, resultam em um produto final de altíssima qualidade, beleza, além de ótimos preços.

enviado por: Aline .

A princípio prefira o uso sem a palheta. Porque? Porque a principio da didática você precisará adquirir coordenação correta do uso dos dedos, coisa que com o uso da palheta não permite.
E, além do mais, com a palheta alguns "detalhes" importantes do aprendizado (como por exemplo, o domínio de tempo e a memorização do timbre + movimento dos dedos), ficarão prejudicados. Futuramente, conforme você for dominando execução dos ritmos e notas
através dos dedos, poderá começar usar também palhetas.

Pequenas Dicas
Nylon se toca sem palheta, a não ser que você seja ou queira ser guitarrista, no caso então seria melhor trocar de instrumento o mais cedo possível.
Aço é uma questão mais pessoal, guitarristas tocam com palheta, alguns tocam de forma híbrida (palheta + dedos) e alguns com unhas mais resistentes tocam sem palheta mesmo.
O ideal é você fazer esta pergunta tendo em mente o ESTILO que quer tocar... erudito: sem palheta, bluegrass: híbrido ou sem palheta, MPB: sem palheta, pop: com palheta... e por aí vai.
Não tente desenvolver as duas técnicas agora, uma vai "roubar" o tempo de estudo da outra.
Aconselho estudar violão clássico se optar tocar sem palheta, vale a pena ter aulas, o custo benefício é enorme.

Formato das palhetas

Os principais formatos existentes para palhetas são:

Padrão (Standard): o tipo mais comum de palheta... acredito que 90 por cento das palhetas fabricadas e utilizadas são neste formato;
Elíptica ou Cunha (Elliptical ou Wedge): geralmente utilizadas por baixistas por serem maiores e mais robustas, facilitando tocar as cordas mais grossas. São no formato de um triângulo eqüilátero, porém com os lados curvados;
Triangular (Triangle): são palhetas no formato exato de um triângulo eqüilátero com os lados retos. Também são bastante utilizadas pelos baixistas por tratarem-se de palhetas maiores e mais robustas. Em geral são palhetas grossas;
Jazz: são palhetas que lembram as do formato padrão, porém, em geral, são um pouco menores;
Lágrima e Mini-Lágrima (Tear Drop e Small Tear Drop): são palhetas menores do que as Jazz e têm um formato de gota - daí a denominação - sendo as palhetas mini-lágrima, um pouco menores ainda;
Barbatana de Tubarão (Shark Fin): são palhetas cujo formato lembram realmente uma barbatana de tubarão. São mais ou menos do tamanho de uma palheta padrão;
Outros: podem existir infinitos formatos para palhetas... novamente, depende da imaginação de cada um! No entanto alguns formatos menos utilizados, porém já comuns e padronizados são: Coração, Sextavada ou Diamante, Formatos Poligonais e palhetas de dedo.

Assim como foi comentado no item anterior, existem pequenas diferenças entre os formatos de acordo com o fabricante, porém, de um modo geral, é isto.


Espessura

A diferença entre fabricantes também é grande, cada um adotando medidas particulares para definir a espessura de suas palhetas. Porém, genericamente falando, as palhetas são classificadas de acordo com esta característica da seguinte forma:
Fina (Thin ou Soft): tratam-se de palhetas bem finas e muito flexíveis;
Média (Medium): é a espessura mais comum e mais utilizada. Combinada com as palhetas do formato Standard, geram o tipo de palheta mais utilizado no mundo! Possuem um padrão intermediário de espessura e flexibilidade;
Grossa (Heavy): é uma palheta mais dura e quase sem flexibilidade;
Extra Grossa (Extra Heavy ou X-Heavy): trata-se de uma palheta bastante grossa, dura e inflexível.

Dificilmente a espessura aparece especificada numa palheta personalizada. Quando isto ocorre, geralmente a mesma aparece especificada em apenas um lado da palheta e pode vir designada das seguintes formas:

Por Escrito: Thin, Medium, Heavy, Extra Heavy (ou X-Heavy);
Por Uma Letra Indicativa: "T ou S" para as finas, "M" para as médias, "H" para as grossas e "XH" para as Extra Grossas;
Em Milímetros: .50 mm, 1.0 mm, 1.14 mm, 2.0 mm, etc.

Um exemplo destas medidas para servir apenas de modo ilustrativo da ordem de grandeza das espessuras, uma vez que elas também divergem de acordo com o fabricante, pode ser visto abaixo.

ESPESSURA - MEDIDA APROXIMADA (mm)
THIN -> 0,50
MEDIUM -> 0,75
HEAVY -> 1,00 - 1,50
X-HEAVY -> 2,00


Palhetas Manufaturadas

Palhetas de Madeira
Palhetas de madeira já são bem conhecidas! São produzidas por alguns fabricantes de forma artesanal e adotadas por muitos músicos profissionais. No entanto, é gostoso sair em busca de tipos diferentes de madeira para fabricar nossas palhetas. Para mim, as madeiras mais
duras produzem palhetas melhores e podem ser feitas mais finas. A foto abaixo mostra quatro palhetas de madeira, as duas de cima, feitas de Pau-Brasil e as duas de baixo, uma de mogno e a outra, mais clara, de cerejeira.

Em especial, as de Pau-Brasil mostraram-se excelentes! Sabem onde consegui a matéria prima? Em uma loja de artefatos de cozinha! Essas palhetas de Pau-Brasil foram feitas a partir de duas... espátulas para pegar patê!

Palhetas de Chifre de Boi
O chifre de boi é um material que resulta em excelentes palhetas!!! Consegui várias lascas de chifre de boi com um pequeno artesão em uma cidade do interior de São Paulo que fabricava alguns artefatos com esse material. Trabalhando essas lascas, resultaram palhetas excelentes,
bonitas, muito duráveis e que produzem um som idêntico ao de uma palheta profissional.


Palhetas de Casca de Coco
Estas palhetas manufaturadas a partir de casca de coco mostraram-se também muito boas e bonitas! O principal problema em manufaturar essas palhetas é achar justamente um pedaço de casca de coco que não seja muito curvado. A partir daí, é trabalhar o formato, a espessura e a
curvatura do material. A foto a seguir mostra duas delas.

Palhetas de Ágata
São fabricadas sob encomenda por um artesão que trabalha com este tipo de material. Além da ágata, qualquer outra pedra do tipo vitrificada, tais como ametista, quartzo, etc. podem ser utilizadas. Embora sejam muito bonitas, particularmente não gosto muito deste tipo de
palheta, pois as mesmas têm que ser mais grossas do que o convencional, mesmo comparando-se a uma palheta Extra Heavy. Ah, e não se pode deixar cair no chão!

Palhetas de Plástico de Cartões
Os plásticos utilizados em cartões de créditos resultam em palhetas muito boas, flexíveis, duráveis e até bonitas, se fizermos um corte adequado.

Palhetas de Moedas
As palhetas de metal são excelentes e não flexíveis. Existem palhetas comerciais feitas principalmente de aço inoxidável, cobre e alumínio anodizado duro.


As moedas, por sua vez, são um material fácil de se manipular com a utilização da ferramenta rotativa. O som que delas resulta é bastante particular e possui um timbre, diríamos... "meio metálico"!!! Um artista famoso por utilizar uma moeda como palheta em suas performances é Brian May
(Queen), que sempre utilizou para tocar, uma moeda de Six Pence.

Como se pode observar, existem muitos materiais que podem ser transformados em palhetas - alguns melhores, outros piores - porém, a busca e a "higiene mental" que se experimenta ao colher materiais e depois fabricar as palhetas é muito legal!


Materiais usados na fabricação

1. Palhetas de PVC DOLPHIN:

São palhetas importadas confeccionadas em PVC de alta qualidade, formato standard, nas seguintes cores e espessuras:

Cores e Espessuras: Azul - Medium (0.8 mm) e Verde - Heavy (1.0 mm)



2. Palhetas de Celulóide FENDER:

São palhetas importadas confeccionadas em celulóide, formato standard, nos seguintes padrões, cores e espessuras:

Tortoise Shell Classic Celluloid (Casco de Tartaruga): Heavy, Medium ou Thin



California Clears (Transparentes): Heavy, Medium ou Thin nas cores: verde (surf green), vinho (burgundy mist), salmão (shell pink), âmbar (shoreline gold), azul (lake placid blue), rosa (candy apple red)


Premium Celluloid (Madrepérola): Heavy, Medium ou Thin nas cores predominantes: madrepérola, cinza, azul, verde, turquesa, roxa, vermelha e branca



3. Palhetas Tortex DUNLOP:
São palhetas importadas confeccionadas em termoplástico laminado TortexÔ, formato standard, nos seguintes padrões, cores e espessuras:

Tortex Shell Black Gold (Tortex Pretas): Heavy, Medium ou Thin (de .50mm a 1.14mm)


Tortex Shell Color (Tortex Coloridas): Vermelha (.50mm), Laranja (.60mm), Amarela (.73mm), Verde (.88mm), Azul (1.0mm), e Roxa (1.14mm)



Gator Grip Line: Vermelha (.58mm), Roxa (.71mm), Violeta (.96mm), Azul (1.14mm), Verde (1.5mm) e Preta (2.0mm)



4. Palhetas PLANET WAVES:

São palhetas importadas confeccionadas em celulóide e delrin, formato standard, nos seguintes padrões, cores e espessuras:

Standard Classic Celluloid Picks (Palhetas de Celulóide): Tortoise Shell, Branca, Branca Perolada, Preta e Multicor, nas espessuras Heavy, Medium ou Thin.



Delrin Standard Guitar Picks (Palhetas de Delrin): Vermelha (Super Thin: 0.46 mm), Laranja (Thin: 0.61 mm), Amarela (Medium: 0.76 mm), Verde (Medium-Heavy: 0.91 mm), Azul (Heavy: 1.04 mm), Roxa (Heavy: 1.17 mm).


As palhetas da marca Planet Waves de delrin se assemelham a linha Dunlop Tortex.